4 dicas para procura imóvel para locação.

dicas para quem busca imóvel para locação.

Está buscando imóvel para locação e não sabe como começar? Abaixo listamos 4 dicas para procura imóvel para locação:

1 – Características e necessidades

Procura imóveis com quantos quartos? Quantas vagas de garagem? Qual a metragem? Casa, sala comercial, studio ou apartamento? Precisa de lazer completo?

Pode parecer lógico, mas definir exatamente o que procura vai facilitar muito a sua busca. Por isso, entenda suas necessidades/expectativas.

2 – Verifique seu orçamento:

Nesse ponto precisamos ver qual o valor pretende pagar na locação, lembrando que sempre deve ser levado em consideração o valor do aluguel mensal + condomínio + IPTU.

Importante lembrar que a regra usualmente utilizada é a comprovação de que sua renda mensal é 3 vezes o valor do pacote (ou seja? aluguel + condomínio + IPTU). Exemplo: se o “pacote” mensal é de R$ 3 mil reais, você precisa comprovar uma renda mensal de R$ 9.000,00.

Essa renda pode ser composta pelos moradores/locatários (cônjuge, amigos, filhos, entre outros).

3 – Localização:

Bairros preferidos ou próximos. Sabe-se que as pessoas escolhem o bairro que pretendem morar de acordo com suas necessidades. Mas é preciso lembrar que, as vezes, as características do imóvel e o seu orçamento não condizem com o preço da região. Procure bairros vizinhos caso isso ocorra.

4 – Garantias locatícias:

Importante definir com antecedência. Muita gente esquece desse detalhe, mas é importante saber quais garantias podem ser usadas, e quais garantias o proprietário (locador) aceita. Esta é uma das dicas mais importantes para quem procura de imóvel para locação.

As Principais garantias de locação:

Deposito caução (cheque caução)

Deposito de 3 meses de aluguel em conta poupança do proprietário (se não tiver nenhuma pendencia no final do contrato, o proprietário devolve o valor reajustado pela poupança). Lembrando que deve ser feito o deposito somente do Aluguel e não do condomínio e IPTU.

Fiador com imóvel:

Uma outra pessoa (conhecida) dá seu imóvel como garantia (lembrando que o imóvel não pode ser do próprio inquilino); e deve estar quitado.

Seguro fiança:

Pago anualmente pelo locatário para a seguradora escolhida. As mais usadas são: Porto Seguro, SulAmericana.


A imobiliária B4K Imóveis possui mais de 12 anos de mercado e atual bastante com apartamentos para aluguel Brooklin. Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *