Quanto vale meu imóvel?

quanto vale meu imovel

Você sabe quanto vale o seu imóvel? Abaixo mostraremos os 4 pilares da avaliação imobiliária: 

1 – Localização: Como o próprio nome já diz, localização. Porém temos que levar em conta a localização exata. Precisamos comparar os imóveis próximos do local do seu imóvel. O que aconteceu nos últimos anos foram que as construtoras expandirem os bairros para outros bairros: Por exemplo: Vila Andrade virou Morumbi. Vila das Acácias virou Brooklin, Jardim Aeroporto Virou Campo Belo e assim por diante.

2 – Tipologia: apartamento, casa, conjunto comercial, loja e etc. Sim, existe uma grande diferença do preço por tipologia. O preço do m² de apartamento é diferente de casa. Assim como é diferente de conjunto comercial, como é diferente de casa comercial, casa em condomínio fechado, coberturas, flat, gardens, studio e etc. Um erro muito comum é pensar que o preço do m² do apartamento é o mesmo que a casa. Sinto a vontade em dizer que geralmente o preço do m² de uma casa em rua publica é a metade do preço de 1 apartamento com mesmas características para termos 1 exemplo pratico. 

3 – Características: metragem, n° quartos, n° vagas e etc. Pessoal, aqui está o erro mais comum na avaliação do imóvel. Mas antes, vamos falar sobre as características: É importantíssimo comparar os imóveis com as mesmas características com seu imóvel avaliado. Contam muito a metragem, n° de dormitórios, n° de suítes, n° de banheiros, n° de vagas de garagem, área de lazer, valor do condomínio, valor do IPTU, andar e posição solar.  Agora o pronto principal e maior erro de quem está avaliando o imóvel. Vamos usar o exemplo de apartamentos. Ok? O preço de apartamento por m² (metro quadrado) com 1 quarto é diferente de 2 quartos, diferente de 3 quartos, que é diferente de 4 quartos que é diferente de cobertura, que também é diferente de apartamentos Gardens (terreo/primeiro andar). 

4- Idade: real X aparente. Esse pilar é muito importante. Outro erro que vemos muito: vendedor precificar o m² de apartamento antigo no mesmo valor que o apartamento novo. Totalmente errado, mas entendemos o vendedor, recebe um panfleto de apartamento novo com valor por m² X e, claro pensa que será o mesmo valor. Agora sobre idade aparente: depois desse pontos acima precisamos pensar se o imóvel avaliado no mesmo prédio tem o mesmo valor? A resposta é depende. Se o prédio/condomínio tem 15 anos sendo que 1 imóvel nunca foi reformado nesse período e outro imóvel foi reformado 2 anos atrás tem uma diferença de preço sim.

O que acharam? Agradecemos todos feedbacks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *