Brooklin – Fatos e curiosidades sobre o bairro.

Fatos e curiosidades sobre o Brooklin

O Brooklin é uma região completamente apaixonante, sua história é fascinante, por isso estamos aqui pra provar tudo isso!

Nesse post traremos para vocês fatos e curiosidades sobre o bairro do Brooklin localizado na cidade de São Paulo, mostrando como surgiu, suas construções importantes e fatos históricos; vamos lá:

HISTÓRIA:

No começo do século XX a área do Brooklin já existia, mas não era considerada um bairro. Quando a empresa “Light & Power” assumiu o negócio na região, a valorização imobiliária se aqueceu e começou a se desenvolver.

Vale ressaltar que o Brooklin só surgiu como bairro em 1922, quando teve seu território loteado e dividido entre três compradores: Afonso de Oliveira Santos, a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim e Júlio Klaunig com Álvaro Rodrigues.

Já nos aos 60 ocorreu outro grande crescimento, advindo da construção da estação de trem “Berrini” e da formação de um centro comercial em volta da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini. Hoje em dia sua infraestrutura é basicamente divida entre Brooklin Novo e Brooklin Velho.

O primeiro, majoritariamente comercial, pertence ao distrito de Itaim Bibi, subprefeitura de Pinheiros. O segundo, mais residencial, faz parte do distrito do Campo Belo, subprefeitura de Santo Amaro. As duas metades de um bairro só.

Origem do nome Brooklin

A origem do nome “Brooklin” foi concebido pela empresa “Light”, uma homenagem ao famoso bairro norte americano “Brooklyn”. Os dois têm em comum suas pontes, que são cartões postais de suas cidades, e, ambos são grandes centros comerciais.

PONTE ESTAIADA:

Situa-se no bairro a única ponte estaiada do mundo com duas curvas conectadas a um mesmo mastro. O principal cartão postal do bairro tem 1.600 metros de extensão e 138 metros de altura. Foi projetada para suportar ventos de até 250km/h.

O trecho é parte do Complexo Viário Real Parque, formado por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60° que cruzam o Rio Pinheiros.              

A ponte é famosa também no mundo artístico, já tendo aparecido em filmes e séries como “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Os Simpsons”.

Ponte Estaiada no Brooklin - SP
Ponte Estaiada/Brooklin – SP.

A “AVENIDA PAULISTA DA ZONA SUL”:

O Brooklin é tão desenvolvido comercialmente que tem até sua própria Av. Paulista: a Avenida Berrini. Nos anos 60 instalaram-se por lá empresas nacionais e multinacionais que fugiam do centro e das regiões da Paulista e Faria Lima.

Essa configuração permanece até hoje, já que a Berrini abriga os estúdios de TV da Disney e HBO, hotéis de luxo, os consulados canadense e sueco e, entre outros, prédios de instituições como a Vivo, Sky e a HP.

SERVIÇOS E LAZER:

A região tem tudo o que você precisa e, se for de sua preferência, encontra-se tudo do melhor. Sobre hospitais, por exemplo, o Santa Paula e o São Luís são referências na cidade. Bancos, restaurantes, academias, padarias e supermercados de qualidade são encontrados facilmente pelas ruas do Brooklin.

Falando sobre centros comerciais e shoppings que abastecem o bairro, podemos destacar o Market Place e o Morumbi Shopping. O segundo, eleito o melhor shopping de São Paulo, tem 483 lojas e uma praça de alimentação, conhecida pela alta qualidade e diversidade.

E na parte de artes? Tem coisas relevantes? Ah, com certeza! A Galeria L’oiel, em parceria com a França, realiza várias exposições sobre pintura, escultura, moda, etc.

O World Trade Center Golden Hall é um grande espaço para realizações de eventos. Ainda destacamos a Escola de Música Tom Jobim, que disponibiliza aulas e cursos para todas as idades.

Olha a quantidade de fatos positivos em um bairro só! Se você aprendeu algo novo nesse post, compartilhe com seus amigos para todo mundo ver como o Brooklin pode ser aconchegante, divertido e detentor de inúmeras qualidades ao mesmo tempo.

Não é atoa que a procura por apartamentos no Brooklin só aumenta. Até a próxima!

Mais conteúdo como esse? Acesse: Inicio – Blog B4K Imoveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *